Notícia aos visitantes

06/02/2011 17:44

Olá a todos os visitantes, sejam bem vindos ao site clube dos livros, esse é site especial, pois nem todos nascem com esse dom , que é ler, que é gostar de uma boa e divertida leitura .

 

Afinal, conhecimento nunca é demais, e esse site não irá discutir apenas livros literários, modernos... Não... Vamos falar sobre tudo que envolve nosso cotidiano, nossas culturas, governos, nossos grandes escritores e é claro você leitor, que adoro escrever, esse é um espaço para você... Dedicar, publicar tudo que você sabe fazer de melhor.

 

E para começar com chave de ouro, irei publicar um treco de um livro do livro A DESCOBERTA DO MUNDO de umas das minhas escritoras favoritas : CLARICE LISPECTOR, para quem ainda não ah conhece, adorarei mostrar seu trabalho e para quem conhece , se delicie nesse texto fantástico sobre ESCREVER, HUMILDADE E TECNICA .

 

 

A TODOS, UMA ÓTIMA LEITURA.

 

Escrever, Humildade, Técnica

 

Essa incapacidade de atingir, de entender, é que faz com que eu, por instinto de... de quê? procure um modo de falar que me leve mais depressa ao entendimento. Esse modo, esse "estilo" (!), já foi chamado de várias coisas, mas não do que realmente e apenas é: uma procura humilde. Nunca tive um só problema de expressão, meu problema é muito mais grave: é o de concepção. Quando falo em "humildade" refiro-me à humildade no sentido cristão (como ideal a poder ser alcançado ou não); refiro-me à humildade que vem da plena consciência de se ser realmente incapaz. E refiro-me à humildade como técnica. Virgem Maria, até eu mesma me assustei com minha falta de pudor; mas é que não é. Humildade com técnica é o seguinte: só se aproximando com humildade da coisa é que ela não escapa totalmente. Descobri este tipo de humildade, o que não deixa de ser uma forma engraçada de orgulho. Orgulho não é pecado, pelo menos não grave: orgulho é coisa infantil em que se cai como se cai em gulodice. Só que orgulho tem a enorme desvantagem de ser um erro grave, com todo o atraso que erro dá à vida, faz perder muito tempo.

 

Texto extraído do livro "A Descoberta do Mundo", Editora Rocco - Rio de Janeiro, 1999.

—————

Voltar